A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), por meio do seu Conselho Temático de Comércio Exterior (Comex), vai realizar uma palestra gratuita sobre o cenário econômico global: desafios e oportunidades para a indústria, com o diplomata, economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, Marcos Troyjo, no dia 10 de abril, às 18h, no auditório da Casa da Indústria, mediada pelo 3º vice-presidente da FIEPE, Renato Cunha. As inscrições podem ser feitas no fiepe.org.br.
O evento que acontece dentro das ações do Fiepe Internacional é visto pelo presidente da FIEPE, Bruno Veloso, como “fundamental para se compreender das dinâmicas globais para lidar com desafios como a volatilidade política e as tensões comerciais, mas também para identificar oportunidades”.
Segundo o presidente do Comex, Rubem Martins, as inovações tecnológicas, a diversificação de mercados e a adaptação às novas exigências ambientais são caminhos para o crescimento e sustentabilidade. “Discutir o cenário global é fundamental para alinhar estratégias e garantir a competitividade da indústria nacional. A troca de ideias entre governos e empresas para enfrentar os desafios do futuro e criar um ambiente favorável ao crescimento econômico é essencial”, disse.
Para essa conversa, a FIEPE está trazendo quem entende do assunto. Marcos Troyjo é economista, diplomata, acadêmico e escritor, com ampla atuação nas áreas de economia internacional, comércio exterior e geopolítica. Foi presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira criada pelos países do BRICS, onde liderou iniciativas de financiamento ao desenvolvimento sustentável e cooperação econômica.
Ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia do Brasil, desempenhou papel fundamental na formulação de políticas comerciais e na negociação de acordos internacionais. É também um reconhecido palestrante e autor, tendo contribuído com publicações e análises sobre globalização, inovação e economia mundial.
Com formação em importantes universidades, como Harvard, Columbia e USP, Troyjo combina expertise acadêmica com experiência prática em liderança global e diplomacia econômica.